bug do fortune tiger O que o governo pode fazer para reduzir o preço dos alimentos? Economistas comentam


jogo do tigre

O governo anunciou que pretende agir para conter a inflação dos alimentosbug do fortune tiger, estudando medidas como alterações no prazo de validade dos produtos e venda de medicamentos em supermercados. Economistas afirmam, no entanto, que as ações têm alcance limitado e não atacam as principais causas da alta de preços —incerteza fiscal, alta do dólar e impactos do clima nas safras.

As ações sobre os preços dos alimentos vieram à tona após o ministro Rui Costa (Casa Civil) dizer em uma live, nesta quarta-feira (22), que realizaria um conjunto de "intervenções" para baratear os valores.

Segundo especialistas ouvidos pela Folha, intervenções são erros do passado e o governo deve focar ajustes fiscais robustos e políticas macroeconômicas sólidas em vez de medidas pontuais.

A imagem mostra uma barraca de feira com várias caixas de frutas e legumes. Há uma pessoa de costas, vestindo um moletom cinza, observando os produtos. Ao fundo, estão pendurados vários cartazes com preços e nomes de produtos, e uma folha de papel vermelha está pendurada no centro. Feira livre da rua Ministro Godoi, em Perdizes, na cidade de São Paulo. - Danilo Verpa/Folhapress

"Soluções como interferir diretamente nos preços são equivocadas. O histórico mostra que não funcionam em nenhum lugar do mundo", diz Jackson Bittencourt coordenador do curso de ciências econômicas da PUC-PR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná).

Após a repercussão negativa da declaração, a pasta emitiu nota dizendo que o termo usado foi um equívoco e que seriam adotadas "medidas" para reduzir os preços.

Jogue Agora comZA9BET - Slots Exclusivas naZA9BET™

Entre elas, havia a hipótese de que o governo mexeria na regra do prazo de validade dos alimentos —uma proposta feita pela Abras (Associação Brasileira de Supermercados). Com as críticas nas redes sociais, o governo descartou essa possibilidade.

Folha Mercado furtune tiger777

"Essa mudança teria um custo irrisório para ser implementada e poderia reduzir de forma significativa a taxa de desperdício de alimentos no Brasil. No entanto, seria excesso de otimismo acreditar que ela terá impacto rápido e forte no preço dos alimentos", afirma Thomas Conti, professor de economia no Insper e no IDP (Instituto de Direito Público).

fortune tiger

O economista e colunista da Folha Samuel Pessôa também afirma que a mudança não teria efeito direto na alta dos preços.

Jogue com apenas 1 real — 18+ | Jogue com responsabilidade. Na ZA9BET sua diversão é garantida a partir de 1 real! Cadastre-se e jogue. Saques Diários Ilimitados. Depósito a partir de R$ 1. RA1000. As Melhores Odds. Melhores Cotações. Apostas Ao Vivo. Suporte 24/7.

"O princípio dessa medida parece correto, que é reduzir o desperdício e melhorar a eficiência dos mercados. Mas isso não tem relação direta com a inflação. É uma mudança de eficiência microeconômica, que já deveria ter sido feita, independente do cenário atual, mas que não toca no cerne da questão", diz.

Para Heron do Carmo, professor da FEA-USP (Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo) e especialista em inflação, medidas microeconômicas podem trazer mais ruídos que soluções para o governo.

"É melhor focar em questões estruturais, como a política econômica e a melhora do câmbio e dos juros", diz.

É consenso entre os economistas ouvidos pela reportagem que a solução deve passar por um ajuste fiscal e uma política econômica clara, capazes de reduzir a volatilidade do câmbio e criar um ambiente mais estável para produtores e consumidores.

"O foco está errado. O governo precisa atacar o problema fiscal, não os preços dos alimentos. A única coisa que o governo poderia fazer hoje para acalmar as expectativas é o que ele não fez no pacote de corte de gastos de novembro, que é realizar um ajuste fiscal robusto", afirma Sérgio Vale, economista-chefe da consultoria MB associados.

O mercado tem questionado a capacidade do governo de promover uma estabilização do endividamento públicobug do fortune tiger, o que afeta as taxas de câmbio. Quando o dólar sobe, há um impacto direto na cadeia produtiva de alimentos, uma vez que muitos insumos e equipamentos utilizados são importados.