robô para ganhar dinheiro no fortune tiger Análise: Após impulsionar PIB do país em 2023, agropecuária segura taxa em 2024
Após sustentar o PIB (Produto Interno Bruto) do país em 2023, quando registrou alta de 16robô para ganhar dinheiro no fortune tiger,3%, o PIB da agropecuária recuou 3,2% em 2024. Era uma taxa prevista, diante do comportamento ruim da agricultura, apesar do bom desempenho da pecuária e da atividade florestal.
O ano passado foi marcado por condições climáticas adversas e frustração de todas as expectativas de produção na agricultura. Em outubro de 2023, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) estimava uma safra de grãos de 309 milhões de toneladas para 2024. Os dados finais mostraram que a produção ficou em apenas 293 milhões.

A crise climática afetou todos os principais itens da produção brasileira, em especial soja e milho, que representam 90% do volume total de grãos produzidos no país. Houve uma queda forte da produtividade, devido a falta de chuva e a temperaturas elevadas.
Outras culturas importantes como laranja, cana-de-açúcar, café e fumo também ajudaram a puxar a taxa do PIB da agropecuária para baixo no período. Foram poucos os produtos que conseguiram obter evolução no volume produzido. Entre eles, arroz e algodão.
A produção de grãos atingiu 315,4 milhões em 2023, recuou para 293 milhões no ano seguinte e deverá somar 325 milhões neste ano, segundo o IBGE.
Leia tambémEm guerra comercial com EUA, China deve demandar mais do agro do Brasil e impactar preços Milho sobe e pesa na produção de proteína, que afeta inflação Rodrigo Zeidan: Sem o agro, aí é que não vamos sair da armadilha da renda média
Em 2025, portanto, o PIB da agropecuária deverá ser novamente um propulsor do PIB geral do país, se for confirmado o volume de grãos esperado. Boa parte da safra recorde de soja já está nos armazéns, mas a safrinha de milho ainda é uma promessa. A expectativa para a pecuária é de um ritmo menor neste ano.
Mesmo com toda essa condição climática adversa, o PIB do Cepea (Centro de Estudos Avançados de Economia Aplicada) e da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil) deverá apresentar taxa melhor do que a do IBGE em 2024.
O dado apurado pelo Cepea, ligado à Esalq e à USP, reflete não apenas o volume de produção agregado dentro da porteira, como o do IBGE, mas também o comportamento real dos preços. A produção de grãos caiu, mas os preços de alguns produtos dispararam, o que vai ajudar a aliviar a queda no conceito do Cepea.
Os dados do terceiro trimestre indicavam retração de 2,49%, mas, dependendo do desempenho do quarto trimestre, que ainda está sendo apurado pelo órgão ligado à Esalq, a taxa deverá apresentar uma queda bem menor ou até ser ligeiramente positiva.
Colunas e Blogs jogo de aposta do tigreAlém disso, os dados do Cepea não se limitam à agropecuária, mas também à produção de insumos relacionados ao setor, às agroindústrias de processamento e ao agrosserviço. Este último contempla transporte, armazenagem, parte financeira e outras atividades necessárias para que o produto chegue ao consumidor final.
Com a queda do PIB da agropecuária em 2024, a participação do setor no índice total do país caiu para 6,5%, a menor taxa em cinco anos. Em 2021, essa participação chegou a 7,7%.
As maiores perdas de produção no ano passado ocorreram nas regiões Sudeste e Centro-Oeste. A primeira produziu 78 milhões de toneladas, 12,6% a menos do que em 2023. No Centro-Oeste, a queda foi de 10%, com a produção sendo reduzida para 145 milhões.
Na lista dos principais produtos que puxaram o PIB da agropecuária para baixo estão soja e milho. Os produtores dessas duas commodities haviam colocado 283 milhões de toneladas nos armazéns em 2023. No ano passado, foram apenas 260 milhões.
Laranja, café e cana-de-açúcar, que tiveram forte aceleração nos preços no ano passado, e elevam a taxa de PIB no conceito de PIB-renda do Cepea, puxaram para abaixo a taxa no conceito do IBGE. A produção de laranja caiu 21%; a de milho, 12,5%; a de soja, 5%; a de fumo, 10%; a de cana-de-açúcar, 1,2%, e a de trigo, 3%.
Ao contrário do comportamento das lavouras, a pecuária impediu uma queda ainda maior do PIB da agropecuária. Conforme dados do IBGE, que ainda podem passar por ajustes, a produção nacional de carnes atingiu o recorde de 29 milhões de toneladas equivalente carcaça em 2024.
A carne bovina acumulou 10,2 milhões de toneladas, 14,1% a mais do que em 2023. A produção de carne de frango foi a 13,6 milhões e a suína somou 5.34 milhões, segundo o IBGE.
benefício do assinante
Você tem 7 acessos por dia para dar de presente. Qualquer pessoa que não é assinante poderá ler.
benefício do assinante

Assinantes podem liberar 7 acessos por dia para conteúdos da Folha.
Já é assinante? Faça seu login ASSINE A FOLHARecurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
jogos tigreLeia tudo sobre o tema e siga:
agricultura Agronegócio PIB sua assinatura pode valer ainda maisVocê já conhece as vantagens de ser assinante da Folha? Além de ter acesso a reportagens e colunas, você conta com newsletters exclusivas (conheça aqui). Também pode baixar nosso aplicativo gratuito na Apple Store ou na Google Play para receber alertas das principais notícias do dia. A sua assinatura nos ajuda a fazer um jornalismo independente e de qualidade. Obrigado!
sua assinatura vale muitoMais de 180 reportagens e análises publicadas a cada dia. Um time com mais de 200 colunistas e blogueiros. Um jornalismo profissional que fiscaliza o poder público, veicula notícias proveitosas e inspiradoras, faz contraponto à intolerância das redes sociais e traça uma linha clara entre verdade e mentira. Quanto custa ajudar a produzir esse conteúdo?
ASSINE POR R$ 1,90 NO 1º MÊS Envie sua notícia Erramos? Endereço da página https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2025/03/apos-impulsionar-pib-do-pais-em-2023-agropecuaria-segura-taxa-em-2024.shtml Comentários Termos e condições Todos os comentários Comente Comentar é exclusividade para assinantes. Assine a Folha por R$ 1,90 no 1º mês newsletter folhamercado


Na Cosan, futuro se constrói com investimento nas pessoas


Laboratório de bioskills com treinamento em cadáveres frescos chega ao coração de São Paulo


Como a biometria vai revolucionar a segurança e a facilidade das compras online


Previdência privada viabiliza projetos de vida


Avanço da inteligência artificial exige forma de verificação humana anônima e segura


Saiba o que está em alta no mercado imobiliário


Ferramentas de retail media da Shopee ampliam vendas de grandes marcas


Mais de 20 milhões já usaram Uber Moto no Brasil


Projeto da Rede D'Or inova no enfrentamento de novas doenças


Histórias do Desenvolvimento 3: conheça o programa de financiamento Finame


PepsiCo investe em sustentabilidade e transforma o negócio


Aço ecoeficiente é inovação da ArcelorMittal para contribuir com transição energética


Planeje seu investimento e realize o sonho da casa própria; confira o especial Ano Novo, Casa Nova


Aço inteligente da ArcelorMittal permite obras mais sustentáveis, rápidas e eficientes


Ambiente seguro e infraestrutura atraem investimentos e colocam Minas Gerais como líder na economia verde


Cadastra e Maeztra unificam marca; fusão fez dobrar a divisão de commerce da empresa
Jogue com centavos—Além da velocidade no saque, o depósito é a partir de 1 real. Na...

Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Violência contra a mulher é mais comum aos domingos à noite em SPParcela entre 25 e 35 anos é a que mais registra ocorrências; governo afirma que ampliação de políticas públicas contribui para aumento de denúncias
fortune tiger jogo 7.mar.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Itamar Vieira Junior, autor de 039;Torto Arado039;, terá curso de escrita criativa na CasaFolhaCom mais de 1 milhão de livros vendidos, escritor vai estrear em março na plataforma de streaming
22.fev.2025 às 23h00
Recurso exclusivo para assinantes
assine ou faça login
Defesa de Braga Netto diz que Cid foi coagido e mudou versão sobre generalNulidade da delação é um dos pilares da defesa prévia do general no caso da trama golpista
7.mar.2025 às 20h27Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.
Modal 500O jornalnbsp;Folha de S.Paulonbsp;(1921 - 2025)nbsp;eacute; publicado pela Empresa Folha da Manhatilde; S.A. CNPJ: 60.579.703/0001-48
ZA9BET - Venha para o ZA9BET - 100% seguro NEWSLETTERCadastro realizado com sucesso!
OkPor favor, tente mais tarde!
Ok